Durante a Feira Pará Negócios 2024, a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) divulgou a edição anual do Radar de Indicadores das Regiões de Integração, nesta sexta-feira (29). O projeto consiste em uma compilação de dados e estatísticas socioeconômicas das 12 Regiões de Integração do Pará e de seus 144 municípios, um produto fundamental para a elaboração de políticas públicas no Estado.
O Radar de Indicadores das Regiões de Integração, que já está em sua 9ª edição em 2024, é uma ferramenta valiosa para o setor público e privado, pois subsidia a implementação de políticas públicas e ações mais precisas e efetivas. O produto é dividido em dez campos de análise, subdivididos nos temas: Demografia, Educação, Saúde, Mercado de trabalho, Assistência e Previdência Social, Segurança, Meio Ambiente, Economia, Finanças Públicas e Infraestrutura.
Ao todo, 50 indicadores constituem o projeto de análise financeira, sociopolítica e biogeográfica da Fundação. Instituições federais, estaduais e organizações privadas são as fontes de informações que compõem o Radar 2024, fornecendo o referencial que gera dados, tabelas e mapas dos principais indicadores do território paraense.
“O Radar de Indicadores das Regiões de Integração é um sistema desenvolvido pela Fapespa que compila informações sobre as doze Regiões de Integração do Estado do Pará e seus municípios. Está organizado em dez temáticas onde é possível encontrar dados demográficos, sociais, econômicos, de infraestrutura e meio ambiente, proporcionando o conhecimento das principais características das regiões. Na nona edição já foi muito utilizada na elaboração do Plano Plurianual, que passou a ser regionalizado no ano de 2016”, explica a técnica em Gestão de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação em Estatística da Fapespa, Sâmia Mota.
Produto-Os campos de pesquisa do Radar incluem dados sobre a demografia paraense, a partir do levantamento populacional total, divididos por sexo, faixa etária, entre outros indicadores. Já as temáticas que envolvem aspectos da economia e infraestrutura da região, abrangem subtemas como agricultura, frota ativa de veículos, pecuária, abastecimento de água, produto interno bruto (PIB), consumo de energia elétrica e finanças públicas.
Além disso, o projeto estratégico da Fapespa aborda fatores ambientais e sociais do Pará, através da composição de informações sobre educação, desflorestamento, inclusão social, área florestal, mercado de trabalho, hidrografia, segurança pública, focos de calor, previdência social, saúde, entre outros. Assim, tais informações são disponibilizadas aos usuários através de mapas e produções temáticas com os principais indicadores sociais, econômicos e ambientais do Estado.
“Com a divulgação do radar, a DETGI cumpre umas das missões da Fundação, que é produzir, articular e disseminar conhecimento e informação para subsidiar o planejamento de políticas públicas e o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Pará. Portanto, dessa forma, a Fapespa contribui estrategicamente no planejamento e na elaboração de políticas públicas no estado do Pará”, avalia a diretora de Estatística, Tecnologia e Gestão da Informação da Fapespa Atyliana Dias.
Para consultar o Radar de Indicadores basta acessar o link: Radar 2024 .
Mín. 26° Máx. 29°