Equipes do setor de Inteligência do Comando de Policiamento Regional I (CPR I) apreenderam, no sábado (7), quase 59 kg de entorpecentes transportados em uma balsa que aportou em Juruti. Com a apreensão deste sábado em Juruti, o CPR I, por meio das operações continuadas, ultrapassou a quantidade de 1 tonelada de entorpecentes apreendidos no ano de 2024. O resultado apontado envolve ações do combate ao tráfico de drogas realizadas em rodovias, estradas, nas áreas urbanas e rurais e, principalmente, nos rios da região.
À frente da ação de apreensão, do sábado, atuaram equipes do 18º e 35º Batalhões de Polícia Militar, 2º Batalhão de Missões Especiais (2º BME), 28ª Companhia Independente de Polícia Militar (28ª CIPM) e da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPAmb),
Seguindo as diretrizes determinadas pelo comando da Polícia Militar, o Departamento Geral de Operações (DGO) tem planejado e coordenado diversas medidas estratégicas, realizadas pelas unidades da PM em todas as regiões do Estado. As operações reforçam a presença policial em pontos críticos, apontados pela estatística criminal como áreas com maior incidência de crimes, além das principais vias de locomoção de pessoas e veículos nas áreas urbanas, rodovias e rios. O objetivo é coibir crimes roubos, furtos, homicídios e, principalmente, o tráfico de drogas, delito que fomenta a prática de outras ações delituosas.
Orientado pelo planejamento emanado do DGO, o Comando de Policiamento Regional I (CPR I), Comando Intermediário responsável pela promoção da segurança nos municípios de Santarém, Monte Alegre, Juruti, entre outros, localizados na região Oeste do Estado, organizou diversas ações na região, principalmente para combater o crime de tráfico de drogas, entre elas a operação “Águas Seguras”, onde, por meio de levantamentos e abordagens em embarcações e portos da região, as unidades que compõem o CPR I combatem o tráfico interestadual nos rios paraenses.
A apreensão de quase 59 kg de entorpecentes transportados na balsa que aportou em Juruti, envolveu os militares que aturaram na operação “Águas Seguras”, com abordagens em embarcações que estavam ancoradas em um porto da cidade. No momento em que realizavam buscas nos veículos transportados por uma balsa, que havia acabado de chegar em Juruti, os agentes encontrara 54 tabletes de material similar à maconha e crack, pesando 58,84 kg de entorpecentes.
Duas pessoas que estavam no carro foram detidas e encaminhadas para a delegacia de Polícia Civil, onde foram autuadas pelo crime de tráfico de drogas.
O CPR I também conta, nesse processo, com a participação da sociedade, que contribui repassando informações que embasam os levantamentos das equipes do setor de inteligência das unidades. Isso direciona, ainda, o alocamento dos recursos humanos e materiais, resultando na apreensão de quantidades expressivas de drogas.
Modernização estrutural
O Comando da PMPA tem estruturado as unidades com recursos modernos e mais adequados, o que tem corroborado para o sucesso das operações, notadamente no combate ao tráfico interestadual. A aquisição de armamentos, equipamentos, viaturas, lanchas, entre outros, robustece as medidas estratégicas, à medida em que confere mais agilidade, segurança e meios materiais para a realização das ações diárias.
Operações como a “Águas Seguras” são essenciais e continuarão sendo realizadas em toda a circunscrição do CPR I, tendo em vista a importância do combate ao tráfico de entorpecentes, por ser um crime que incentiva a prática de diversas ações delituosas, o que reflete em mais segurança e tranquilidade aos moradores locais. Além de Juruti, também foram registradas grandes apreensões nos rios e portos dos municípios de Santarém, Água Santa, Monte Alegre, Óbidos, entre outros.
Mín. 25° Máx. 28°